02

Carga Horária: 1800 h/a.

Público Alvo: Destina-se aos alunos que concluíram ou estão cursando a 2ª série do ensino médio ou estudos equivalentes.

Objetivo: Habilitar profissionais para atuarem em todas as atividades de Enfermagem, sob a supervisão de um enfermeiro, bem como capacitá-lo, no auxílio deste no atendimento ao paciente.

Objetivos Específicos:

  • Assistência de Enfermagem na admissão do paciente e na administração de medicamentos;
  • Assistência de Enfermagem nos cuidados de higiene do paciente dependente e de pacientes graves;
  • Assistência de Enfermagem nos procedimentos não invasivos e nos procedimentos invasivos;
  • Cuidados de enfermagem na aspiração oral e traqueal;
  • Assistência de Enfermagem a pacientes: no pré-operatório e no tans-operatório e no pós-operatório;
  • Assistência de Enfermagem a pacientes em trabalho de parto, em emergência obstétrica, com distúrbio de comportamento; com emergência cardiológica e respiratória; com emergência ortopédica;
  • Assistência de enfermagem em processos de organização do trabalho hospitalar.

Estrutura Curricular:

Módulo I
Núcleo de Saúde, com formação básica, sem terminalidade para a atuação profissional.

Este módulo compreende teoricamente 09 (nove) Componentes Curriculares: Português Instrumental, Matemática Instrumental, Anatomia e Fisiologia Humana, Microbiologia e Parasitologia; Biossegurança aplicada à Enfermagem. Ética em Saúde; Atendimento Pré-Hospitalar; Farmacologia aplicada à Enfermagem e Psicologia aplicada à Saúde.

Módulo II
Assistência Clinica à Saúde da mulher, adulto, criança, adolescente e idoso, com formação básica, sem terminalidade para a atuação profissional.

Este módulo compreende teoricamente 07 (sete) Componentes Curriculares: Enfermagem em saúde Coletiva I; Fundamentos de Enfermagem; Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem em Clinica Médica; Nutrição aplicada à Enfermagem e Ética Profissional.

Módulo III
Assistência Cirúrgica à Saúde da mulher, adulto, criança e adolescente, com formação básica, sem terminalidade para a atuação profissional.]

Este módulo compreende teoricamente 06 (seis) Componentes Curriculares: Enfermagem em Clinica Cirúrgica; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Centro de Material Esterilizado; Enfermagem; Enfermagem em Saúde Coletiva II e Enfermagem em Saúde Mental.

Módulo IV
Assistência de enfermagem a paciente grave e administração em enfermagem, somados 600 horas de Estágio Supervisionado, com terminalidade e direito ao Diploma de Técnico em Enfermagem que garante o exercício profissional.

Este módulo compreende teoricamente 03 (três) Componentes Curriculares: Assistência ao Paciente Crítico; Enfermagem em Pronto Socorro e Administração Aplicada a Enfermagem.

Estágio Supervisionado de 600 horas.